Categorias
Saúde

Diabetes está ligado a um maior risco de insuficiência cardíaca

O diabetes está associado a um risco aumentado de insuficiência cardíaca em pacientes com disfunção sistólica ventricular esquerda assintomática, de acordo com um estudo publicado em Diabetes Care em 6 de abril.

Disfunção sistólica ventricular esquerda assintomática Pacientes com DM apresentam maior risco que pacientes sem a doença

diabetes

Em pacientes com disfunção sistólica ventricular esquerda assintomática, o diabetes está associado a um risco aumentado de insuficiência cardíaca, de acordo com um estudo publicado em 6 de abril de ] Diabetes Care .

Rasmus Rørth, MD, da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, e colegas avaliaram o desenvolvimento de insuficiência cardíaca sintomática, hospitalização por insuficiência cardíaca e morte cardiovascular devido ao status de diabetes no início do estudo em pacientes que participaram do braço de prevenção de disfunção ventricular esquerda.

Os pesquisadores descobriram que 15% dos 4.233 participantes tinham diabetes no início do estudo. Idade avançada e maior peso médio, pressão arterial sistólica e freqüência cardíaca foram observados em pacientes com diabetes.

Durante uma mediana de 36 meses, o desenvolvimento de insuficiência cardíaca foi maior em pacientes com diabetes do que naqueles sem diabetes (33 versus 24%). Pacientes com diabetes tiveram um risco maior de desenvolver insuficiência cardíaca (hazard ratio, 1,53), hospitalização de insuficiência cardíaca (hazard ratio, 2,04) e o resultado combinado de desenvolver insuficiência cardíaca ou morte cardiovascular (razão de risco, 1,48), análises não ajustadas

“Em pacientes com disfunção sistólica ventricular esquerda assintomática, o diabetes está associado a um risco aumentado de insuficiência cardíaca”, escrevem os autores. “O desenvolvimento de insuficiência cardíaca está associado a um aumento do risco de morte, independentemente do estado de diabetes”.

Fonte